Clique na imagem abaixo e confira as fotos - Parte 04 - BASTIDORES

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Atividades econômicas (Ênfase ao turismo)

Logo após um século e meio de exploração do diamante, a serra não realiza mais atividades garimpeiras. E atualmente, já não fazem parte da economia.
Atualmente as atividades econômicas que prevalecem são a agricultura e o turismo.

A agricultura está trazendo certos danos, o rio Paraguaçu é um dos mais ameaçados, que já teve o seu leito assoreado pelo garimpo no passado. O Ecoturismo é uma das atividades que mais cresce nos últimos anos, sendo necessário pensá-lo de forma verdadeiramente sustentável. A atividade turística
encontrou na região um rico e diversificado cenário paisagístico, caracterizado por formações rochosas singulares, bem como pela existência de inúmeras cachoeiras, poços, cavernas, lagoas etc. Ao mesmo tempo, verifica-se que seu desenvolvimento já causa efeitos e impactos positivos e negativos para a comunidade local e ao meio ambiente. Mas, apesar de tudo, muitos moradores locais, acreditam que o turismo é a atividade que pode melhorar a vida de todos, e trazer o desenvolvimento. Visando minimizar os impactos, preservando a riqueza ambiental e a qualidade de vida das comunidades envolvidas, sua prática deve possibilitar uma nova consciência a todos, através da Educação Ambiental. Neste sentido, o presente trabalho propõe-se a estudar a formação sócio-ambiental dos “guias de turismo”. Desta forma, o ecoturismo tende a apresentar-se como um caminho para a busca de uma qualidade de vida que valorize novos conhecimentos, oportunidades de interação e equilíbrio com meio ambiente.